KZ ENGENHARIA & PROJETOS

KZ ENGENHARIA & PROJETOS

A Engenharia Civil é responsável pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade, especializada na prática de projetar, construir e até mesmo melhorar e adequar ambientes urbanos e rurais. Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas.

Dentre as diversas atividades realizadas por um engenheiro civil, podemos mencionar a elaboração de projetos de diferentes disciplinas. Os projetos são simplesmente documentos que norteiam o processo de execução das obras, seja ela nova ou reforma, sendo imprescindíveis para a construção do empreendimento.  

Iniciar uma obra sem ter os projetos em mãos é uma falha grave, mas muito comum. Sua elaboração funciona como um seguro contra imprevistos que poderão acontecer ao longo do tempo em uma determinada construção, facilitando para que sejam encontrados os erros. Além disso, eles servem para especificar e detalhar todos os itens envolvidos na obra. O projeto da edificação servirá também para determinar as quantidades e tipos de material que serão empregados em cada cômodo, minimizando perdas e evitando a falta de material.

Para encurtar o assunto e deixar mais dinâmico o entendimento, separamos abaixo, algumas perguntas e respostas referentes aos projetos, para você que tem dificuldade no assunto e tem a intenção de construir.

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE PROJETOS EXISTENTES?

Neste post iremos falar em especifico dos projetos ligados a construção civil. Os principais tipos de projetos ou disciplinas são: arquitetônico, hidrossanitário, elétrico, estrutural, incêndio, SPDA e gás.

QUAL PROJETO DEVO FAZER?

Por exemplo, imagine que você irá “construir” uma casa de 100 m² com necessidades básicas de habitação. Neste caso em especifico, você irá precisar do projeto arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico.   

EXISTE ALGUM PROJETO ESSENCIAL PARA UMA OBRA?

Bem, conforme mostrado na pergunta acima, o projeto de uma determinada disciplina se torna essencial a partir do momento que você idealize que esta disciplina faça parte da sua construção. Por exemplo: em uma análise hipotética desejamos construir uma casa que tenha uma necessidade apenas de energia. Você inicialmente deverá entrar em contato com um arquiteto ou engenheiro civil para que concretize o projeto arquitetônico. Após a definição deste projeto pode-se seguir com a realização dos demais projetos em questão, que neste caso será o estrutural e o elétrico. Apesar das pessoas na maioria das vezes solicitar apenas o projetos arquitetônico e utiliza-los para realização da obra, saiba que isso é extremamente imprudente e que poderá lhe trazer uma grande dor de cabeça em um futuro próximo.

As imagens abaixo retratam muito bem isso que estamos falando. Há grande chance de que nesses casos não existia o projeto estrutural (imagem 1) e o hidrossanitário (imagem 2). Na imagem 1 nota-se que não há a existência de ligação entre a armadura do pilar e a fundação, já na imagem 2, existe uma tubulação que provavelmente é de esgoto, que desce verticalmente na alvenaria, acarretando em não execução de cinta de amarração, transtornos futuros caso o encanamento necessite ser reparado e o mais grave, o encanamento corta a armadura da viga, gerando risco contra a segurança dos moradores da edificação.

CUSTA CARO UM PROJETO?

Os valores de projetos variam, tanto de acordo com a disciplina, quanto a complexidade da obra a ser projetada. Algo que deve ser avaliado além dos custos de projetos (que na verdade são um baita de um investimento), são os benefícios que você terá com ele, propiciando uma construção confortável, segura e extremamente funcional, evitando o desperdício de materiais, erros nos métodos construtivos, entre muitos outros.

            É isso pessoal…

No próximo post iremos trazer exemplos que mostrem a falta que faz um projeto quando se tem a intenção de ampliar um ambiente, quando há um vazamento de água, quando você aciona a descarga e a vazão da pia ou chuveiro reduz drasticamente, ou quando o seu disjuntor desarma ao ligar o chuveiro e o micro-ondas e muitos outros…

Quer saber mais, ficou com alguma dúvida ou tem o interesse de fazer um projeto?!

Entre em contato conosco. Priorizamos manter um controle rigoroso nos aspectos de qualidade, para sempre atender os nossos clientes com os menores preços e melhores prazos possíveis.

(16) 98156-5184

(16) 99605-4214

(16) 981148232

Visite o nosso site e nos acompanhe nas redes sociais. Fique por dentro das dicas e novidades na engenharia civil.

(redes sociais – faremos essa semana) 

(site – faremos essa semana) 

Area de atuação:

A KZ ENGENHARIA & PROJETOS atua na área da construção civil, através da elaboração de projetos utilizando a tecnologia BIM, execução de obras e coordenação para diversos segmentos (residencial, comercial, industrial e obras específicas). Também atuamos no desenvolvimento em P&D de materiais inovadores que podem ser aplicados na construção civil.

Veja abaixo os produtos e serviços que a nossa empresa oferece:

  • Elaboração de projetos:
  • Hidráulica (água fria, água quente, esgoto e águas pluviais);
  • Prevenção e Combate a Incêndio;
  • Rede de gás GLP;
  • Elétrica (alta e baixa tensão);
  • Ventilação industrial (venezianas industriais);
  • Estruturais (perfis formados a frio – steel frame, perfis formados a quente – estruturas metálicas em geral, madeira e concreto armado).
  • Coordenação de obras novas e reformas;
  • Execução de obras novas e reformas;
  • Venezianas industriais;
  • Aletas de PVC para venezianas industriais.

Deixe uma resposta